Fotos do SENAI de Guarulhos - Unidade Celso Charuri

SENAI Guarulhos auxilia projeto inovador de respirador em plena pandemia

Estrutura e corpo técnico foram utilizados na produção de peça para o Respirador “Inspire”

Idealizado pela Poli/USP (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo), o Respirador Inspire faz parte de um projeto inovador que tirou do papel a ideia de um ventilador pulmonar de baixo custo e fácil fabricação, visando atender novas demandas dos hospitais do país durante a pandemia da covid-19. 

O projeto de fabricação do componente do respirador se iniciou em março de 2020, bem no começo da pandemia, e foi concluído em apenas três meses de trabalho conjunto, como ressalta Clayton Diorio Risso, da área de Suporte Técnico e Pedagógico Especializado da unidade SENAI de Guarulhos: 

“Foram 3 meses de trabalho. O maior obstáculo foi o tempo de fabricação para atender a demanda dos respiradores e manter o distanciamento social durante a fabricação do Molde e Injeção da peça.” 

A unidade SENAI Celso Charuri - Guarulhos, possui instalações modernas e áreas educacionais dedicadas a Ferramentaria de Moldes, Plástico e Automação, bem como um Núcleo de Tecnologia em Logística e Gestão, para atendimentos de consultoria empresarial. Com isso, seguindo as premissas da rede SENAI-SP, consegue atender demandas da indústria com agilidade devido sua estrutura especializada e corpo técnico capacitado. 

O desafio de produzir a peça do Respirador Inspire envolveu diversas entidades: SENAI Santo Amaro, SENAI Guarulhos, FIESP e Escola Politécnica, além de profissionais da sociedade, mas a unidade SENAI Celso Charuri de Guarulhos foi escalada por possuir equipamentos de última geração nas áreas de Usinagem CNC, Caldeiraria, Soldagem e Plástico, que foram utilizados para a confecção do componente em policarbonato, seguindo rigorosamente as dimensões e os critérios do projeto, conforme trecho do documento destacado a seguir. 

Parte do desenho técnico da peça do respirador.

Foram mobilizados, só da Unidade do SENAI Guarulhos, mais de 12 profissionais, englobando não apenas as áreas técnicas já citadas, mas também profissionais das áreas de Compras, Projetos e Relacionamento com a Indústria, o que comprova a importância do trabalho em equipe para se conseguir alcançar grandes objetivos. 

Clayton Risso do SENAI Celso Charuri deixa claro que a maior satisfação não está apenas em realizar um projeto complexo e em pouco tempo, mas no resultado e impacto do Respirador Inspire na sociedade: 

“Além do aprendizado e troca de experiência entre todos, o principal foi colaborar e minimizar a falta de respiradores em Hospitais.” 

Em um esforço coletivo, que envolveu entidades e profissionais da área, foi possível desenvolver o protótipo do componente do Respirador Inspire em tempo recorde e sua produção em larga escala. Ao todo, foram produzidas mais de 2 mil peças, que poderão ajudar diretamente 2 mil pacientes. 

Entenda as etapas de fabricação do componente no SENAI Celso Charuri 

O ponto crítico da fabricação deste componente estava em se adequar ao projeto como um todo de forma perfeita e com custos baixíssimos, pois o intuito da iniciativa era poder oferecer para as cidades do Brasil respiradores que poderiam ser produzidos com valores muito mais acessíveis.  

Além disso, o objetivo também era tornar a manutenção do aparelho mais fácil, já que as peças não precisariam mais ser importadas, agilizando a logística. 

A peça, que é uma das peças fundamentais do circuito respiratório do ventilador, tem a função de proporcionar a passagem de oxigênio do respirador para o ambu reanimador, por isso a criação do molde foi primordial como a primeira fase da sua fabricação. Após esta etapa, a injeção da peça em policarbonato foi realizada considerando todos os testes laboratoriais indicados, garantindo suas capacidades físicas. 

Maquinário do SENAI onde é feita a injeção do plástico em detalhe com mangueiras azuis de injeção.

Par das peças em policarbonato transparente sobre uma mesa neutra cinza.

Detalhe de uma parte do respirador transparente sobre fundo neutro cinza.

Continuidade do Projeto Inspire 

Sobre os próximos passos do Respirador Inspire, que já possui diversas unidades distribuídas e muitas em uso no país, Dario Gramorelli, Professor da Poli/USP, informa que mais 1000 unidades do respirador estão em processo final de montagem e muitas cidades serão beneficiadas: 

“Tudo indica que a sua disponibilidade será essencial nas pequenas municipalidades do interior do Brasil”.

Prof. Dario fez parte da equipe de Coordenação do Projeto Inspire, junto com a Diretora da Poli/USP, Liedi Bernucci, e os professores responsáveis pelo projeto, Raul Gonzales e Marcelo Zuffo. O objetivo inicial era fazer um ventilador emergencial barato e simples de fabricar, atendendo qualquer município do país, mas, com o atual cenário, irá beneficiar principalmente cidades menores e com pouco acesso a esse tipo de equipamento. 

Para quem esteve à frente da fabricação mesmo durante a pandemia, como o Especialista Clayton Risso do SENAI de Guarulhos, nossa etapa neste projeto foi concluída com êxito e a missão do SENAI como instituição de apoio à indústria e à sociedade foi mais uma vez cumprida. 

Equipe técnica do SENAI de Guarulhos estão em pé reunidos com o protótipo da peça do respirador em mãos atrás de uma bandeja com mais peças organizadas.

Se você gostou deste conteúdo, siga nossa Página no LinkedIn clicando AQUI e receba as novidades em primeira mão.